O Coletivo Jovem é um programa realizado pelo Instituto Coca-Cola Brasil que tem como objetivo inspirar e empoderar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda.
O programa tem como causa principal a empregabilidade e entende que o processo de desenvolvimento profissional dos jovens vai além da vaga de emprego. Por isso, sua metodologia trabalha com uma abordagem que incentiva o protagonismo e a liderança, fortalecendo a autoestima dos participantes. Os jovens são estimulados a realizar projetos práticos nas comunidades onde vivem em temas como marketing, vendas, comunicação e produção de eventos. Além de conteúdos teóricos, práticos e lúdicos, o programa também possui uma plataforma virtual de aprendizagem, que pode ser acessada dentro ou fora das salas do Coletivo.
Ao final do curso, os jovens são conectados com oportunidades de emprego, e aqueles que tenham outros objetivos profissionais, como empreender e continuar os estudos, são direcionados para parceiros que tenham expertise nesses temas. As parcerias do programa com ONGs locais e uma rede de mais de 250 empresas empregadoras espalhadas por todo o país são primordiais para que os resultados sejam alcançados. Desde o início de sua implementação, o Coletivo Jovem já impactou mais de 219 mil jovens em 75 comunidades brasileiras espalhadas em 14 estados + DF. Desses, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho.
Em Uberlândia, o Coletivo Jovem acontece na ONG Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, patrocinada e apoiada pela Uberlândia Refrescos.