Unidade Alexandre Biagi recebe certificações LEED Platinum e Zero Energy
As certificações foram conferidas pela pela Green Building Council Brasil e United States Green Building Council.
Por Comunicação
26 junho 2020 - 11:37 | Atualizado em 29 junho 2020 - 10:02
Em novembro de 2019 a Unidade Alexandre Biagi, onde fica o centro de logística/distribuição da Uberlândia Refrescos, recebeu as certificações LEED Platinum e Zero Energy pela Green Building Council Brasil e United States Green Building Council, que certificam nacional e internacionalmente construções sustentáveis. Isso significa que toda a obra foi feita com planejamento e tecnologia que visam o bem-estar dos colaboradores e a autossuficiência do uso dos recursos naturais.
Os Projetos que buscam a certificação LEED são analisados por 7 dimensões: Espaço sustentável; Eficiência do uso da água; Energia e atmosfera; Materiais e recursos; Qualidade ambiental interna; Inovação e processos; Créditos regionais.
Todas elas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que, à medida que atendidos, garantem pontos à edificação. O nível de atendimento aos requisitos praticados conforme critérios LEED antes, durante e após a conclusão do projeto, garantem a certificação nos seguintes níveis: Certificado, Silver, Gold e Platinum.
Já a certificação Zero Energy veio pelo desempenho energético da Unidade. A usina fotovoltaica no telhado e o sistema de captação das águas das chuvas e de tratamento de efluentes na própria edificação são as principais soluções que a tornam autossuficiente em energia e água.
O complexo conta com sistema fotovoltaico com 840 módulos e com capacidade de 222,6 KWp, com geração anual prevista de 311.640 KWh, o que possibilita que o campus gere 100% da energia que precisa para a sua operação. O telhado também possui características especiais que permitem conforto térmico e entrada de luz natural através de domus prismáticos.
A certificação GBC Brasil Zero Energy é uma ferramenta que visa o desenvolvimento de construções, reformas ou operação, que busquem o equilíbrio entre o consumo e geração de energia por fontes renováveis nestas edificações. O certificado Zero Energia definitivo é conferido aos empreendimentos que tenham pelo menos um ano de operação monitorado de forma contínua, com seu balanço energético anual zerado.
A certificação analisa os seguintes critérios: tempo de operação, taxa de ocupação mínima, metragem mínima das áreas construídas, tipologia, atendimento a legislações, empreendimento Off Grid, eficiência energética mínima para geração on site e off site, geração de energia renovável on site e off site, compra de créditos de energia renovável, uso de energia não renovável e balanço energético anual do empreendimento.
Os objetivos da certificação são: garantir o cumprimento das metas da COP Paris; acelerar a transformação do mercado nacional de eficiência energética e a geração de fontes de energia renováveis; gerar novos empregos; desenvolver novas tecnologias; reconhecer a iniciativa dos empreendedores; promover ambientes mais saudáveis, capazes de propiciar a melhora do bem-estar dos ocupantes.
Alexandre Biagi explica que “a sustentabilidade tem sido tratada fortemente e sensibilizado um maior número de pessoas”. O CEO ainda conta que “a Uberlândia Refrescos tem se dedicado aos projetos de Sustentabilidade, que compreendem a implantação de energias novas e renováveis, consumo de água e redução na geração de resíduos”. Diante disso, ele acredita que as conquistas são resultado de um somatório de esforços e engajamento.
Além da eficiência energética, a Unidade Alexandre Biagi também pratica o uso eficiente da água. Nesse contexto, a principal medida para se chegar à autossuficiência hídrica é a captação, tratamento dos efluentes seguido de tratamento terciário com a aplicação do reuso in loco. Para isso, conta com uma moderna estação de tratamento de efluente própria, onde o tratamento é feito através de reator aeróbio seguido de reuso com sistema de ultrafiltração. Essa água tratada é reutilizada na irrigação e descargas de vasos. A empresa conta ainda com um sistema de captação e armazenagem (no telhado da edificação) da água da chuva. Esta é reutilizada também nos processos de irrigação, descargas de vasos e limpeza externas.
Ainda por meio de investimentos em tecnologias hídricas, foram instalados nos sanitários, metais e louças de baixa vazão hídrica, juntamente a acionamentos inteligentes que contribuem para essa racionalização. Os mictórios existentes não utilizam água para operação, que contribui para a redução de consumo em todo o empreendimento. Para isso, tem instalada uma Estação de Tratamento de Águas Cinzas com a função de captar efluentes provenientes de chuveiros e lavatórios, sendo utilizada para fins não potáveis como a irrigação e descarga de vasos.